data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Tapumes cobrem a fachada da antiga Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Centro. Ainda é uma etapa anterior ao começo de fato das obras de revitalização previstas para o prédio.
VÍDEO: onda verde conecta 62 semáforos em Santa Maria
Segundo o pró-reitor de Infraestrutura (Proinfra), José Mario Doleys Soares, as estruturas foram montadas ainda na semana passada para evitar aproximação de pessoas. Por enquanto, são feitas apenas vistorias no local. Depois, será instalado o plano de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndio (PPCI). O telhado também deve passar por reforma.
REFORMA
O processo para criação do estudo de revitalização do prédio da antiga Reitoria teve início em dezembro de 2019 e é gerenciado pela Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra) e pelo laboratório Grin, no Núcleo de Estudos em Gestão de Riscos e Infraestrutura, localizado no campus de Cachoeira do Sul da UFSM. A obra visa melhorar as instalações antigas e corrigir problemas estruturais.
Como parte do projeto de revitalização do prédio, que fica na Rua Floriano Peixoto, está previsto um espaço para ações de extensão universitária. Este ano, foram selecionadas 10 ações que desenvolverão as atividades assim que as aulas presenciais retornarem na instituição.
Ainda de acordo com o pró-reitor, os tapumes não têm relação com a presença de pessoas em situação de rua que estiveram recentemente no local.